PROGRAMA ELEITORAL

Visão Liberal para Gondomar

Gondomar precisa de uma proposta política alternativa de inspiração liberal. Por diversas razões, de contexto e de resultados, mas, em especial, por uma evidência: a absoluta estagnação a que o poder político local nos condenou nas últimas décadas e a lamentável distinção de ser o mais pobre concelho limítrofe do Porto.

Em 1993, Gondomar registava um poder de compra 16% inferior à média nacional. Aproximadamente três décadas depois, continuamos exatamente no mesmo sítio, não saímos da cepa torta. Só conseguiremos inverter esta situação definindo políticas públicas diferentes, que tenham como prioridade atrair investimento e criar emprego qualificado, fixando as novas gerações. Queremos projetar a marca de Gondomar na região, aproveitar os recursos naturais existentes e propor um enquadramento fiscal mais competitivo. Este será um dos nossos principais compromissos eleitorais e apresentaremos diversas propostas concretas para o cumprir.

Contudo, o nosso projeto político não se esgota na economia e competitividade do concelho. Estamos conscientes da realidade em que vivem os gondomarenses: quinta fatura da água mais cara do país; segundo IMI mais elevado do distrito, em várias freguesias; taxa de participação máxima no IRS; oferta insuficiente, em alguns casos terceiro-mundista, na mobilidade e transportes públicos. Procuraremos dar resposta a estas e outras preocupações legítimas, aplicando os princípios liberais à realidade autárquica.

Defenderemos a redução de impostos e de taxas municipais; a desburocratização e simplificação de processos e procedimentos; a transparência na gestão pública; a concorrência entre oferta pública e privada na prestação de serviços públicos; a coesão territorial; a máxima proximidade entre eleitores e eleitos.

Combateremos uma forma gasta e messiânica de fazer política. Menos para a fotografia, sem inaugurações de última hora, com respeito pelo dinheiro dos contribuintes e com a noção permanente de que um mandato é para servir. Não queremos ser mais uma força política conivente, resignada e derrotada à partida, que teme o Partido Socialista.

Seremos alternativa no conteúdo e na forma, com uma proposta construtiva e de futuro, agregadora dos que não se conformam e que, pela primeira vez em muito tempo, permita aos gondomarenses sonhar.

Competitividade e Desenvolvimento Económico

Águas e Saneamento

Mobilidade e Transportes

Juventude e Desporto

Cultura e Património

Habitação e Coesão Social

Educação e Formação

Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Envia-nos as tuas sugestões!

Envia-nos as tuas sugestões!

Outras Formas de participar